09 março 2007

Americanas.com

Cópia de um email que enviei hoje para ombudsman@americanas.com
Quando (e se) tiver resposta, divulgarei aqui.




Prezada Sra. Carlota Araújo,

Desde ontem que tento efetuar sem sucesso a compra de uma CPU Sunsix, Pentium 4 no site da Americanas.com (Cód. do item: 598182).

Esta tarde tentei novamente e mais uma vez sem sucesso. Ontem o valor da CPU era de R$ 1099,00 e hoje já é de R$ 1199,00. Por não conseguir efetuar a compra, já tive um possível prejuízo de R$100,00.

O erro que ocorre é o seguinte: escolho o produto e em minha sacola de compras informo o cep, passo para a tela "Identificação", digito nesta minha senha, clico em prosseguir, passa para a tela "Pagamento", nesta aparece o meu endereço e escolho a forma de pagamento (boleto bancário), na tela é confirmada a forma de pagamento escolhido e o novo total com o desconto de 10%, clico em finalizar compra e volto de novo para a tela onde devo informar a forma de pagamento e assim indefinidamente não sendo possível ir para a tela "confirmação final" nem imprimir o boleto bancário.

Observei que nas páginas da Americanas.com é informado os telefones para televendas e de atendimento e resolvi alguns minutos atrás (entre 15:45 e 16:00) tentar uma orientação neste telefone de atendimento sobre as possíveis causas de não conseguir finalizar minha compra, quando falei com Marcia que disse que eu poderia efetuar a compra por telefone me passando para outra pessoa. Esta segunda pessoa (Paula) queria saber o código do item o qual eu não havia anotado e foi logo informando que o preço era o de hoje no site embora eu não tenha pedido para ser vendido pelo preço de ontem (apenas informado os dois preços e a marca para melhor identificação do produto) mas se fosse vendido pelo menor preço, não acho que seria nenhum absurdo pois para mim, não se trata apenas de dinheiro mas principalmente de direitos (ou quase direitos) resguardados. Quando perguntei como seria gerado o boleto e se o mesmo me seria enviado por correio, ela disse que não. Explicou-me que eu faria a compra por telefone, ela me daria então um código e eu no site da americanas.com imprimiria o boleto. Eu não concordei, pois fazer esta compra por telefone e tendo eu que gerar este boleto num site que para mim se apresenta com problemas há mais de 24 horas seria perda de tempo para nós duas. Foi quando ela impacientemente perguntou-me então se teria alguma coisa mais em que poderia me ajudar. A forma de tratamento dela foi no mínimo indelicada, impaciente e grosseira. Ficou claro que o que interessa é vender, apenas vender. Nenhuma tentativa de solução foi apresentada ou mesmo levantada. Sem vendas, sem lucros. Tudo muito imediato. Não avaliam que um bom atendimento faz um cliente voltar. Se a americanas.com pode abrir mão de clientes, os clientes mais ainda podem e devem abrir mão das americanas.com pois se os produtos estão com vocês, o dinheiro está conosco. E quem têm dinheiro, não precisa passar por dissabores como estes. Aliás, ninguém deve passar tendo ou não dinheiro. O cliente deveria no mínimo ser tratado com paciência e respeito.

Diante de tudo isso minhas reclamações são:

1) o erro no site que me impediu de finalizar uma compra (erro é erro é para ser corrigido é preciso primeiro ser constatado. Achei ingenuamente que minha reclamação ajudaria)

2) não ter encontrado por parte dos funcionários que me atenderam por telefone nenhum interesse em saber mais detalhes dos problemas no site que relatei e principalmente empenho em tentar resolvê-los de forma que eu pudesse efetuar minha compra

2) estar informado no site um telefone para atendimento e no mesmo não ter ninguém que possa receber uma reclamação do cliente. Foi o que me informou Priscila Dias, dizendo que a única forma de reclamação seria por email para
ombudsman@americanas.com (Priscila se preocupou em saber se eu sabia escrever "ombudsman", preocupação que ela não precisaria ter se tivessem optado por uma palavra em português. Fiquei com a nítida impressão que para os funcionários da americanas.com, todos os clientes são pessoas que querem comprar o que não podem pagar (e por isso reclamam da mudança de preço de um dia para o outro) e não sabem inglês. Mas ninguém de nacionalidade brasileira tem obrigação de saber inglês ...afinal, até o nome "americanas" está em português)

Espero que outros clientes não precisem passar pelo que infelizmente passei.

Boa sorte para toda a equipe da americanas.com nos futuros atendimentos e principalmente aos clientes, compradores ou não.

Atenciosamente,




Mírian C. P. Valadão

1 Comments:

Blogger Dea Conti said...

Não a conheço, mzas fazendo uma busca pelo CPU SUNSIX cheguei aqui. E qual a minha surpresa quando vejo que tivemos quase os mesmos problemas e com a mesma mercadoria! Mas não tive problema só com a Americanas,não: no Shoptime foi a mesma coisa. Faz 23 dias que tento comprar um computador para minha faxineira e tudo que tive foi dor de cabeça... Infelizmente o pessoal que nos atende não está nem aí... Tenho ficado perplexa com esse estado de coisas...

03 abril, 2007 19:20  

Postar um comentário

<< Home