31 outubro 2007

Niemeyer 6

Exposição em São Paulo mostra Niemeyer "panorâmico"


Niemeyer 360º





Mac Niterói

Uma exposição em São Paulo mostra imagens panorâmicas de obras do arquiteto Oscar Niemeyer em fotos ampliadas em até seis metros, mostrando obras famosas em Brasília, no Rio e em outros países. Acima, a foto panorâmica do Museu MAC de Niterói.

Casa das Canoas - RJ

A exposição nasceu a partir das fotos originais que ilustram o livro Oscar Niemeyer 360º - Minhas Obras Favoritas, dos fotógrafos Luiz Claudio Lacerda e Rogério Randolph. São mais de 54 fotos coloridas de vários tamanhos em ampliações que vão de 6m x 1m a imagens menores.

Universidade de Constantine

Os dois fotógrafos viajaram durante oito meses pelo Brasil, Argélia, França e Itália para fazer as imagens. Depois de 1,7 mil fotos e quatro reuniões com o arquiteto, mais de 200 imagens foram escolhidas para compor as 238 páginas do livro. E, a partir daí, as imagens da exposição.

Interior Catedral de Brasília

Uma foto em 360º usa a técnica que permite registrar a imagem em um único fotograma e, em um giro completo, mostrar as obras sob a perspectiva da integração da arquitetura com a paisagem ou uma visão mais abrangente de uma obra. Acima, o interior da Catedral de Brasília.

Partido Comunista Paris

Oscar Niemeyer elegeu sua foto preferida do livro (e da exposição): a do interior da sede do Partido Comunista em Paris (acima). "São esplêndidas as fotos de 360º apresentadas no livro. Elas mostram como a arquitetura se integra nas paisagens mais diferentes e bonitas do nosso país", disse.

Catedral de Brasília

A mostra está no Memorial da América Latina, em São Paulo, no espaço circular de mil metros quadrados da Galeria Marta Traba. A exposição mostra não apenas a plasticidade dos monumentos e prédios, mas como eles fazem sentido em seu entorno.

Fonte: BBC Brasil.com (http://www.bbc.co.uk/portuguese/)