12 março 2009

Blog "Notícias da Américas"

Enviado por Débora Thomé - 9/3/2009 - 18:15

Soy loca por ti, America

Poucos são os latinos sucintos. Yo tampoco sou sucinta. Tentarei, porém, ser breve neste primeiro post, mas não garanto. Uma pequena história: em 2003, arrumei as malas para conhecer o México de mochila. Dez entre dez pessoas me perguntavam: mas por que o México? Por que não a Europa? Se hoje escrevo um blog sobre a América Latina e suas latinidades, não é preciso nem dizer o quanto esta viagem teve impacto na minha vida. De qualquer forma, o que quis ilustrar aqui é que essa surpresa das pessoas já era um sinal claro de que, para muitos de nós, brasileiros, boa parte da América Latina está bem mais longe, por exemplo, que a Europa.

De fato, por sermos um país continental e o único a falar português por essas bandas, acabamos, por muito tempo, distanciando-nos dos vizinhos, dos parentes. Porém, mesmo que o mundo tenha se globalizado, não tem jeito: proximidade geográfica, heranças históricas são, sim, fatores fundamentais. E isso compartilhamos com eles. Assim, este pedaço do mundo, que me é tão querido, que vai da Argentina ao México, onde hoje vivem por volta de 600 milhões de habitantes, das mais variadas origens étnicas, será o tema deste nosso blog.

Diariamente, vou tentar separar notícias interessantes desses países, fazer alguns comentários e, semanalmente, trazer uma entrevista ou algum texto, estudo a respeito. Certamente, desde balança comercial até literatura, passando por políticas de segurança, assunto é o que não falta. Leitores, estudiosos, moradores daqui e de acolá são bem vindos no e-mail noticiasdasamericas@gmail.com para mandar ideias, estudos, textos. E os comentários estão aqui para isso também.

Sejam bem-vindos!

PS.: Navegando aqui no Wikipedia, achei uma longa explanação do verbete "América Latina". Para quem gosta de saberes enciclopédicos e curiosidades, sugiro. A em português não estava muito boa. Gostei mais da em espanhol, e a em inglês também está bacana.


http://oglobo.globo.com/economia/miriam/debora/