22 novembro 2009

Ricardinho conquista a vitória mais importante
Depois do longo tratamento de quimioterapia, o campeão é liberado para voltar às pistas

Marco Aurélio Ribeiro



Em julho deste ano, o mundo do turfe foi pego de surpresa com notícia da doença do campeão Jorge Ricardo. Em Buenos Aires, o piloto anunciou que ficaria afastado de quatro a cinco meses para tratar de um câncer linfático, diagnosticado já há algum tempo e que parecia ter ser agravado.

Há mais de dois anos radicado no turfe argentino, o campeão, que por 24 anos consecutivos venceu a estatística na Gávea, afirmou, a época, que este seria o páreo mais difícil de sua vida, mas que lutaria com todas as forças em busca de voltar a fazer o que mais gosta na vida: montar cavalos de corrida.

Ricardinho começou o tratamento de quimioterapia em Buenos Aires, mas decidiu vir ao Rio, onde tem dois filhos, e seguir com o procedimento, sempre acompanhado de especialistas, que desde o início afirmaram que os gânglios seriam perfeitamente tratáveis.A força de vontade do campeão foi fundamental.

Na última semana, Jorge Ricardo foi submetido a uma tomografia e recebeu a melhor notícia de sua vida. A doença regrediu e o piloto poderá voltar a exercitar cavalos de corrida em 15 dias.Com poucos cabelos (em razão da quimioterapia), mas com peso bom — está com 56,5 quilos — Ricardo comemorou o resultado:

— Quero voltar a fazer o que mais gosto na vida. O médico disse que posso voltar a fazer tudo o que fazia antes.

Durante os próximos dois anos, o piloto terá acompanhamento médico, para manter o linfoma estacionado.


Publicado no jornal O Globo em 17 de novembro de 2009